quarta-feira, 5 de junho de 2013

Relato de experiência sobre leitura e escrita

Somos cinco irmãos, entre eles sou a caçula, portanto tive contato com a leitura e a escrita através deles.Quando meu irmão mais velho ia estudar para as provas eu ficava ao seu lado, então ele escrevia as letras em um papel para que eu copiasse e ficasse quieta.
 Entrei na escola com seis anos, na primeira série, pois morava no sítio e lá não tinha pré-escola, já sabia muitas coisas estava praticamente alfabetizada graças às brincadeiras de escolinha com minha irmã e claro sempre brigávamos, pois as duas queriam ser a professora, isso de fato aconteceu.
Quando ia à cidade, na casa de minhas primas, devorava  as histórias em quadrinhos , pois meus pais só compravam o que realmente precisávamos para estudar, enfim sabia que aquela era a hora e o lugar certo para fazer aquele tipo de leitura.
Com o passar do tempo, já alfabetizada gostava de ler os seminários dos clássicos que eram produzidos por minha irmã, adorava ler aquelas belas histórias de José de Alencar, Machado de Assis, Jorge Amado, entre outros.
No ensino fundamental, tive um professor que pedia a leitura dos livros, apresentação do resumo e a explicação dele. Além do mais, exigia dez redações mensais, das quais ele só corrigia uma, nós tínhamos que fazer a leitura em voz alta, confesso que fazer as produções e ler os livros não me preocupava, mas a apresentação era muito difícil, pois eu era e ainda sou muito tímida.
Recordo-me que os alunos dos colegiais na época apresentavam teatros sobre os clássicos e um especialmente me marcou, “Iracema”, tenho gravado em minha mente até as pessoas que representaram os personagens, boas lembranças aquelas... inclusive estes teatros eram apresentados para toda a cidade, que por ser pequena tinha isso como um grande evento e realmente era, pois levava cultura a todos.
No magistério, minha paixão por esses escritores e suas histórias aumentou porque minha professora de português exigia que lêssemos muito, para algumas amigas isso era um castigo, mas eu gostava e me encantava com cada personagem, principalmente as mais românticas.
Sempre tive comigo lembranças de professores ótimos, foi dessa forma que decidi escolher minha faculdade e participar da vida de outras pessoas através da leitura e da escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.