segunda-feira, 17 de junho de 2013

Situação de aprendizagem:
A crônica narrativa e suas características específicas
TextoAvestruz de Mário Prata
Ano/ série: 6º ano
Tempo previsto: 8 a 10 aulas
Conteúdos e temas: Elementos da narrativa (retomada); características específicas da "crônica narrativa", com ênfase na descrição da personagem; expressão de opiniões pessoais; leitura; levantamento de vocabulário. 
Competências e habilidades: Reconhecer características do gênero "crônica narrativa"; ler e comparar diferentes textos narrativos (texto escrito, o filme, a imagem da avestruz).
Estratégias: levantamento prévio partindo do título do texto e biografia/ produções do autor; leitura silenciosa; leitura oral pelo professor; leitura colaborativa pelos alunos; levantamento de vocabulário desconhecido que dificulta a leitura e sentido global do texto.
Recursos utilizados: caderno do aluno e do professor (volume 2); lousa/ giz; filme escolhido. 
Avaliação: produção de texto/ a descrição do próprio animal de estimação ou daquele que gostaria de ter (caso haja alguém que não o tenha); avaliação oral através de debate regrado abordando o comportamento do garoto do texto e seus pais; breve relato escrito de apreciação do filme assistido e o inusitado no texto e no filme que permite- nos a intertextualidade.
Aplicação da aprendizagem.
Levantamento de hipóteses:
Falaríamos sobre o escritor Mário Prata: quem é ele e seu estilo de escrito.
Questionamento sobre o título do texto: o que vocês acham que vai tratar esse texto com o título Avestruz? Você já foi a um zoológico? Quem já viu ou conhece uma avestruz? Do que você acha que ele se alimenta? Como vive? Será que é domesticável? O que esse animal está fazendo na história?
Leitura do texto:
-silenciosa;
- oral pelo professor;
- leitura compartilhada pelos alunos.
Questionamento oral do texto/ debate:
Que animais é costumamos ter como domésticos?
Não é normal um garoto de 10 anos querer uma avestruz como animal de estimação. Como você imagina que seja esse garoto? Ele é mimado, paparicado?
É correto os pais concordarem com essa imposição do garoto?
Encontre no texto uma justificativa para o garoto querer tanto essa avestruz.
Trabalhando o gênero "crônica- narrativa":
Retomar as características da crônica- narrativa; observar a ênfase dada à personagem, inclusive à descrição da mesma no decorrer do texto. E na sequência, a produção da descrição feita por eles.
.  Pesquisa na internet:
Pesquisarem sobre a ave: sua imagem, alimentação, hábitos, habitat e outras informações que julgarem pertinentes.
Assistir ao filme Os pinguins do papai:
Verificarem o inusitado também no filme, onde os pinguins são criados dentro do apartamento; após assistirem, o debate regrado sobre o filme e por fim, a produção do relato do mesmo como combinado antes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.