Situação
de Aprendizagem e Sequência Didática
Desenvolvendo
e ampliando a competência leitora e escritora
Texto: Avestruz de Mario Prata
Nesta
Situação de Aprendizagem serão trabalhadas:
·
Capacidades
de compreensão: ativação de conhecimentos prévios;
antecipação ou predição de conteúdos ou propriedades dos textos; checagem de
hipóteses; localização e/ou cópia de informações, comparação de informações;
generalizações; produção de inferências locais e globais.
·
Capacidades
de apreciação e réplica do leitor em relação ao texto (interpretação e
interação): recuperação do contexto de produção de
texto; definição de finalidades e metas da atividade de leitura; percepção de
relações de intertextualidade; percepção de relações de interdiscursividade;
percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e /ou
afetivas; elaboração de apreciações relativas a valores éticos e /ou políticos.
Público alvo:
5ª série/6º ano
Tempo previsto: 8
aulas
Conteúdo e temas: gênero
textual cônica narrativa; unidades de medida; as aves – habitat, alimentação,
reprodução, utilidade.
Estratégias: pesquisa
no Laboratório de Informática e leitura compartilhada.
Estratégias: pesquisa no Laboratório de informática e leitura compartilhada
Para dar início a essa situação de aprendizagem, o professor fará uma investigação sobre os conhecimentos prévios a respeito do gênero crônica. Após as provocações o professor escreverá na lousa as características da crônica e pedirá que os alunos anotem no caderno, além de ler alguns exemplos de crônicas.
Na sala de informática, os alunos irão buscar informações sobre o avestruz e a biografia do escritor Mario Prata.
De volta à sala de aula o professor pode propor uma discussão oral sobre os conhecimentos prévios a respeito dessa ave, se alguém já viu pessoalmente um avestruz, entre outras perguntas que sejam pertinentes.
Antes da leitura do texto, questioná-los sobre suas expectativas, levando em consideração o título, depois da discussão inicia-se a leitura compartilhada de parte do texto, confirmando ou retificando as antecipações de sentido criadas antes ou durante a leitura, após os comentários o professor questiona-os a respeito das hipóteses para a continuação do texto, cabe ao professor dividir o texto em partes como achar adequado. Por fim a leitura do texto termina, porém nessa etapa será feita a troca de impressões sobre o texto.
Durante a discussão é preciso resgatar com os alunos as características da crônica e solicitar que eles as identifiquem no texto, feita essa etapa, é discutido o tema. É importante explorar os elementos da narrativa e destacar que apesar do texto se tratar de uma crônica tem os elementos da narrativa, pois trata-se de uma crônica narrativa.
Com a finalidade de sistematizar e fazer a avaliação da leitura é pertinente que o professor construa com os alunos um quadro- síntese sobre tudo o que foi discutido na sala, além disso, os alunos podem fazer uma releitura do texto através de perguntas escritas e uma ilustração do texto.
Essa situação pode ser trabalhada de forma interdisciplinar com os professores de ciências e com o professor de matemática.
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