segunda-feira, 17 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM DO TEXTO AVESTRUZ DE MARIO PRATA

Situação de Aprendizagem e Sequência Didática
Desenvolvendo e ampliando a competência leitora e escritora
Texto: Avestruz de Mario Prata

Nesta Situação de Aprendizagem serão trabalhadas:
·         Capacidades de compreensão: ativação de conhecimentos prévios; antecipação ou predição de conteúdos ou propriedades dos textos; checagem de hipóteses; localização e/ou cópia de informações, comparação de informações; generalizações; produção de inferências locais e globais.
·         Capacidades de apreciação e réplica do leitor em relação ao texto (interpretação e interação): recuperação do contexto de produção de texto; definição de finalidades e metas da atividade de leitura; percepção de relações de intertextualidade; percepção de relações de interdiscursividade; percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e /ou afetivas; elaboração de apreciações relativas a valores éticos e /ou políticos.

Público alvo: 5ª série/6º ano

Tempo previsto: 8 aulas

Conteúdo e temas: gênero textual cônica narrativa; unidades de medida; as aves – habitat, alimentação, reprodução, utilidade.

Estratégias: pesquisa no Laboratório de Informática e leitura compartilhada.

Roteiro para a aplicação da Situação de Aprendizagem:
·         Antes da leitura: levantamento de hipóteses através de roda de conversa, visita ao laboratório de informática para a realização de uma pesquisa sobre o avestruz, o urubu e a gaivota (habitat, alimentação, reprodução, utilidade, peso), após a pesquisa o professor de Ciências auxilia com mais explicações sobre as aves e o professor de matemática expõe sobre as unidades de medida, calculando o peso e tamanho do avestruz e o espaço que ele precisa para sobreviver. Também será realizada uma pesquisa sobre ao autor do texto Mario Prata. Na sala de aula com uma roda de leitura serão feitos os seguintes questionamentos: Quais são as suas expectativas em relação ao texto? Que tipo de história será narrada? Por que será que tem este título?
·         Durante a leitura: Leitura compartilhada da 1ª parte do texto (delimitada pelo professor) e checagem das hipóteses levantadas e questionar: Como acham esta história vai terminar? Será que o menino vai conseguir o que quer? Será que vão propor outro animal de estimação para ele? Alguém tem um animal de estimação? Que tipo é mais aconselhável ter em casa e apartamento? Esclarecimento de palavras desconhecidas a partir de inferência ou consulta ao dicionário. Localização ou construção do tema ou da ideia principal.
·         Depois da leitura: Interpretação oral e escrita do texto através de algumas questões: tipo de texto, personagens, autor, elementos da narrativa, tema, ilustração, produção textual sobre animais de estimação. Sondagem sobre o gênero textual (características, estrutura do texto, tema, personagens) e sistematização na lousa dos dados levantados pelos alunos e complementados pelo professor sobre o gênero textual crônica. Para finalizar será realizada uma leitura apreciativa do poema O avestruz lírico Antônio Manuel Couto Viana.




O avestruz lírico
Antônio Manuel Couto Viana

Avestruz:
O sarcasmo de duas asas breves
(Ânsia frustrada de espaço e luz,
De coisas frágeis, líricas, leves);

Patas afeitas ao chão;
Voar? Até onde o pescoço dá.
Bicho sem classificação:
Nem cá, nem lá.

Isto sou (Dói-me a ironia
– Pudor nem eu sei de quê).
Daí a absurda fantasia
De me esconder na poesia,
Por crer que ninguém a lê.

Fonte: Silva, A. C. & Bueno, A., orgs. 1999. 
Antologia da poesia portuguesa contemporânea. RJ, Lacerda Editores. Poema originalmente publicado em 1949.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.