Situação
de Aprendizagem e Sequência Didática
Desenvolvendo
e ampliando a competência leitora e escritora
Texto: Avestruz de Mario Prata
Nesta
Situação de Aprendizagem serão trabalhadas:
·
Capacidades
de compreensão: ativação de conhecimentos prévios;
antecipação ou predição de conteúdos ou propriedades dos textos; checagem de
hipóteses; localização e/ou cópia de informações, comparação de informações;
generalizações; produção de inferências locais e globais.
·
Capacidades
de apreciação e réplica do leitor em relação ao texto (interpretação e
interação): recuperação do contexto de produção de
texto; definição de finalidades e metas da atividade de leitura; percepção de
relações de intertextualidade; percepção de relações de interdiscursividade;
percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e /ou
afetivas; elaboração de apreciações relativas a valores éticos e /ou políticos.
Público alvo:
5ª série/6º ano
Tempo previsto: 8
aulas
Conteúdo e temas: gênero
textual cônica narrativa; unidades de medida; as aves – habitat, alimentação,
reprodução, utilidade.
Estratégias: pesquisa
no Laboratório de Informática e leitura compartilhada.
Roteiro para a aplicação da
Situação de Aprendizagem:
·
Antes
da leitura: levantamento de hipóteses através de
roda de conversa, visita ao laboratório de informática para a realização de uma
pesquisa sobre o avestruz, o urubu e a gaivota (habitat, alimentação,
reprodução, utilidade, peso), após a pesquisa o professor de Ciências auxilia
com mais explicações sobre as aves e o professor de matemática expõe sobre as
unidades de medida, calculando o peso e tamanho do avestruz e o espaço que ele
precisa para sobreviver. Também será realizada uma pesquisa sobre ao autor do
texto Mario Prata. Na sala de aula com uma roda de leitura serão feitos os
seguintes questionamentos: Quais são
as suas expectativas em relação ao texto? Que tipo de história será narrada?
Por que será que tem este título?
·
Durante
a leitura: Leitura compartilhada da 1ª parte do
texto (delimitada pelo professor) e checagem das hipóteses levantadas e
questionar: Como acham esta história vai terminar? Será que o menino vai
conseguir o que quer? Será que vão propor outro animal de estimação para ele?
Alguém tem um animal de estimação? Que tipo é mais aconselhável ter em casa e
apartamento? Esclarecimento de palavras desconhecidas a partir de inferência ou
consulta ao dicionário. Localização ou construção do tema ou da ideia
principal.
·
Depois
da leitura: Interpretação oral e escrita do texto
através de algumas questões: tipo de texto, personagens, autor, elementos da
narrativa, tema, ilustração, produção textual sobre animais de estimação.
Sondagem sobre o gênero textual (características, estrutura do texto, tema,
personagens) e sistematização na lousa dos dados levantados pelos alunos e
complementados pelo professor sobre o gênero textual crônica. Para finalizar
será realizada uma leitura apreciativa do poema O avestruz lírico Antônio Manuel
Couto Viana.
O
avestruz lírico
Antônio
Manuel Couto Viana
Avestruz:
O sarcasmo de duas asas breves
(Ânsia frustrada de espaço e luz,
De coisas frágeis, líricas, leves);
Patas afeitas ao chão;
Voar? Até onde o pescoço dá.
Bicho sem classificação:
Nem cá, nem lá.
Isto sou (Dói-me a ironia
– Pudor nem eu sei de quê).
Daí a absurda fantasia
De me esconder na poesia,
Por crer que ninguém a lê.
Fonte: Silva, A. C. & Bueno, A., orgs. 1999. Antologia da poesia portuguesa contemporânea. RJ, Lacerda Editores. Poema originalmente publicado em 1949.
Avestruz:
O sarcasmo de duas asas breves
(Ânsia frustrada de espaço e luz,
De coisas frágeis, líricas, leves);
Patas afeitas ao chão;
Voar? Até onde o pescoço dá.
Bicho sem classificação:
Nem cá, nem lá.
Isto sou (Dói-me a ironia
– Pudor nem eu sei de quê).
Daí a absurda fantasia
De me esconder na poesia,
Por crer que ninguém a lê.
Fonte: Silva, A. C. & Bueno, A., orgs. 1999. Antologia da poesia portuguesa contemporânea. RJ, Lacerda Editores. Poema originalmente publicado em 1949.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.